Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Circulação


No sangue estão inseridos o plasma e as hemácias.

O plasma contém aproximadamente 90% de água. Nele estão dissolvidas proteínas, anticorpos e muitas enzimas. Alem disso encontram-se no plasma aminoácidos, açúcares, colesterol, lipídios simples e substancias resultantes da digestão que são distribuídas às células. Há ainda materiais de excreção nitrogenada, como uréia, ácido úrico e creatinina, removidos dos tecidos. Da composição do plasma fazem parte também vitaminas, hormônios e sais minerais.

As hemácias são pequenas células discóides, bicôncavas e anucleadas. Em cada mm³ de sangue humano há cerca de 5 milhões delas, carregadas de hemoglobina, um pigmento respiratório transportador de oxigênio.A hemoglobina forma um composto instável com o oxigênio. Essa propriedade garante uma pronta combinação com o oxigênio nos órgãos respiratórios, onde há alta tensão do gás, e fácil liberação desse oxigênio nos tecidos, onde ele se encontra em baixa tensão.

O coração tem quatro câmaras: dois átrios, que recebem o sangue, e dois ventrículos, que impelem o sangue para fora. O trabalho de bombeamento feito pelo coração é coordenado, implicando a entrada simultânea de sangue nos dois átrios, sua passagem para os ventrículos através das válvulas e a saída, por contração dos ventrículos.

Independentemente do tipo de sangue, venoso ou arterial, que transportam, as artérias são os vasos que saem do coração, e as veias, vasos que levam o sangue de vota ao coração. Assim, tanto artérias quanto veias podem transportar sangue arterial, rico em oxigênio ou sangue venoso.

Nenhum comentário: