Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Respiração


As etapas da respiração são as seguintes:

- Troca gasosa nos órgãos respiratórios;

- Transporte de gases pelo sangue;

- Trocas gasosas nos tecidos.

A primeira etapa depende da difusibilidade dos gases através das membrana e epitélios permeáveis dos pulmões. A segunda é executada pelo sangue, por meio da hemoglobina e pelo plasma. A primeira também implica difusão de gases, mas entre o sangue e os líquidos intercelular e as células.

O sistema respiratório é basicamente um conjunto de canais,cujas últimas e finas ramificações, os bronquíolos, terminam em câmaras microscópicas,os alvéolos. Os pulmões são dois sacos róseos,infláveis, protegidos por duas membranas: as pleuras. Eles ocupam a cavidade torácica,limitada pelos ossos da caixa torácica e inferiormente por um músculo membranoso,o diafragma, que separa o tórax do abdome.

O oxigênio é transportado pelo sangue, principalmente pela hemoglobina.

Um comentário:

Prof. Ezilda Helena disse...

Trabalho: organizado, detalhado, solidificado, caprichado, estudado, pesquisado, ilustrado, identificado, situado, entusiasmado, e ... consequentemente por isso, muito avaliado. E o resultado = abusado de amado, no sentido figurado!!! Enfim , tudo rimado , como era esperado!!!
E agora , devidamente admirado e registrado , com um DEZ= 10 muito bem TIRADO!!! E ainda abraço bem apertado para quem tenha pesquisado, coordenado e elaborado!!
Ainda vai meu muito OBRIGADO por terem me PRESENTEADO com algo assim , tão ABENÇOADO!!!
Isso é só para não margem à exclusão e ao tratamento diferenciado tá ? É sério, o de vocês também merece essa "poesia avaliativa" !!! Abraços da profe. e obrigada pela imagem de abertura daquilo que chamo Morada de Deus!!