Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sistema Reprodutor


Na espécie humana, assim como em todos os animais, e reprodução sexuada depende da produção de células especiais, os gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozóide), que se unem para formar o zigoto, a primeira célula de um novo organismo. A partir do zigoto, resultante da fecundação, começa o desenvolvimento embrionário, que inicialmente mostra apenas uma seqüência de divisões mitóticas, seguindo-se o estágio de diferenciação, com o surgimento dos primeiros tecidos (histogênese) e dos órgãos (organogênese) que constituirão os sistemas do novo indivíduo.

Gônadas é o nome genérico de testículos e ovários. Os testículos são órgãos ovalados, que ficam protegidos no interior de uma bolsa escrotal resistente e fibrosa.

No ovário, a produção de óvulos ocorre na periferia, a partir do epitélio germinativo, que reveste todo o órgão. As células desse epitélio multiplicam-se, produzindo pequenas esferas, os folículos ováricos, cheios de líquido. É neles que ocorre a ovogênese, originando-se um único óvulo por folículo. Ao se romper um folículo maduro, o óvulo é expulso, sendo lançado na parede da abertura da tuba uterina, onde poderá ser fecundado. Essa expulsão do óvulo é chamada ovulação.

Nenhum comentário: